Considerando a importância do setor têxtil brasileiro e a situação das empresas sobreviventes, este trabalho tem como objetivo compreender as interfaces entre os discursos empresariais e as práticas de gestão vigentes, focalizando a análise no caso de uma organização industrial de Minas Gerais.
Dentro de uma estratégia de pesquisa qualitativa, a primeira fase envolveu a análise de documentos internos da empresa, enquanto, na segunda fase, foram realizadas entrevistas com gestores e trabalhadores de uma indústria têxtil do estado.
Os principais resultados revelam uma absorção parcial do discurso empresarial pelos empregados, o que, por mais contraditório que pareça, fortalece a empresa em um contexto de enfraquecimento dos trabalhadores. As divergências encontradas nessa organização — ao mesmo tempo conservadora e inovadora, assim como o ambiente que a circunda — revelam um espaço para a análise das possíveis formas locais de gestão.
Authors: | Luiz Alex Silva Saraiva Mestre em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do Grupo de Pesquisas sobre Gestão, Trabalho, Educação e Cidadania da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (GETEC/FACE/UFMG). Professor da Faculdade de Ciências Administrativas de Curvelo e das Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix. E-mail: [email protected]. Solange Maria Pimenta Doutora em Sociologia (Université Paris I, Panthéon, Sorbonne). Coordenadora do Grupo de Pesquisas sobre Gestão, Trabalho, Educação e Cidadania da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (GETEC/FACE/UFMG). Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: [email protected]. Maria Laetitia Corrêa Doutora em Sociologia (Université Paris I, Panthéon, Sorbonne). Pesquisadora do Grupo de Pesquisas sobre Gestão, Trabalho, Educação e Cidadania da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (GETEC/FACE/UFMG) e do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (NETE/FAE/UFMG). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: [email protected]. |
---|---|
File: | Download |
Volume: | |
Número: |