O ambiente turbulento que caracterizou a economia brasileira nas duas últimas décadas produziu grande descrença quanto ao uso do planejamento empresarial como ferramenta de gestão, seja para o empreendedor ou para o administrador. O objetivo deste artigo é apresentar um modelo simples e objetivo para elaboração de um Plano Empresarial, sintetizado em quatro etapas:
Etapas | Pergunta–problema | |
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Primeira | Diagnóstico Empresarial | Onde estamos? |
Segunda | Definição de Objetivos | Para onde iremos? |
Terceira | Definição de Políticas e Estratégias | De que maneira iremos? |
Quarta | Definição do Orçamento de Metas | Quanto iremos alocar? |
A despeito de um plano ser ou não de boa qualidade, pode-se afirmar que “todo plano nasce morto”, isto é, desde o momento em que é divulgado já carece de revisões e atualizações, qualquer que seja o ambiente das empresas. Como se fosse considerada uma quinta etapa, a revisão deve ser realizada permanentemente para assegurar ao plano validade e vida longa. Vale ressaltar que um Plano Empresarial não é auto-suficiente, pois depende do administrador que o elabora, implementa e acompanha, garantindo a sua utilidade.
Authors: | Antonio Carlos Aidar Sauaia Professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. E-mail: [email protected] Andrea de Lima e Sylos Administradora pelo Departamento de Administração da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. E-mail: [email protected] |
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