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PRÁTICAS DA GESTÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO DA QUALIDADE

PRÁTICAS DA GESTÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO DA QUALIDADE

Este artigo apresenta questões relativas à gestão de pessoas analisadas a partir de resultados de uma pesquisa sobre Qualidade, realizada com base numa amostra de 30 empresas localizadas no eixo Campinas – Piracicaba. O levantamento de dados localizou atividades e funções de Recursos Humanos no sentido clássico. O projeto foi realizado em duas etapas. A primeira, envolveu um rastreamento preliminar a fim de dimensionar os aspectos característicos da gestão da Qualidade envolvendo a gestão de pessoas, através de um questionário aplicado em 200 empresas da região. Na segunda etapa, foram analisados os determinantes relacionados à gestão de RH ratificados com dados em pesquisas correlatas com à implantação de Programas da Qualidade. O tratamento estatístico se deteve na identificação e exame das características e práticas da gestão de recursos humanos que as empresas empregam para enfrentar o desafio da competitividade. A consistência dos dados foi avaliada a partir dos métodos de apoio à participação dos funcionários, carga anual de treinamento, realização de pesquisa de satisfação, avaliação de desempenho, benefícios e fatores motivacionais Os critérios foram salário competitivo, oportunidade de crescimento na empresa, reconhecimento pelo desempenho e condições adequadas de trabalho. Foram analisados, também, dados sobre implantação de programas, certificação de sistemas e dificuldades encontradas no processo de certificação. O projeto demonstrou que a busca de certificação para Qualidade potencializa e consolida políticas e ações de gestão de pessoas, especialmente na função de treinamento, o que caracteriza um cenário favorável na competitividade de Recursos Humanos, através de Programas de Gestão da Qualidade.

Authors: Denyse Fonseca Prada
Paulo Augusto Cauchick Miguel
Ana Cristina Limongi França
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