Revista de Gestão Revista de Gestão
Revista de Gestão 2016;23:99-110 - Vol. 23 Núm.2 DOI: 10.1016/j.rege.2015.01.001
Gestão de Pessoas em Organizações
Visão multidimensional da satisfação do trabalho: um estudo em um hospital público piauiense
Multidimensional vision satisfaction at work: study in a public hospital of piauí
Flávia Lorenne Sampaio Barbosaa,, , Fabiana Pinto De Almeida Bizarriab, Alexandre Rabêlo Netoa, Roseilda Nunes Moreirac
a Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Piauí, Fortaleza, Terezina, CE, PI, Brasil
b Universidade de Fortaleza (Unifor), Fortaleza, CE, Brasil
c Universidade de Fortaleza (Unifor), Faculdade Sete de Setembro, Fortaleza, CE, Brasil
Recebido 13 Novembro 2014, Aceitaram 18 Janeiro 2015
Resumo

Os estudos sobre comportamento humano têm buscado compreender necessidades humanas no contexto organizacional, de forma a contribuir para a satisfação dos trabalhadores e considerar o impacto gerado no desempenho, na produtividade e na saúde deles. O presente estudo tem como objetivo analisar a satisfação no trabalho por meio da Escala de Satisfação no Trabalho (EST) construída e validada por Siqueira (2008). O estudo foi feito em um Hospital Público de Campo Maior (PI). A medida continha 25 itens associados a uma escala de amplitude de 7 pontos, aplicados em 182 funcionários. Foram usados procedimentos de análise fatorial exploratória e confirmatória para interpretação e análise dos dados. Dentre os fatores da escala usados, os resultados evidenciaram que a satisfação no trabalho no hospital público está relacionado à chefia, aos colegas de trabalho e às promoções.

Abstract

Studies on human behavior have sought to understand human needs in organizational context in order to contribute to employee satisfaction, considering the impact generated performance, productivity and worker health. The present study aims to analyze job satisfaction through the Job Satisfaction Scale (EST) constructed and validated by Siqueira (2008). The study was conducted in a public hospital in the city of Campo Maior in Piauí. The measure contained 25 items associated with an amplitude scale of 7 points, applied to 182 employees. Exploratory and confirmatory procedures for interpretation and analysis factor analysis were used. Among the factors the scale used, the results showed that job satisfaction in the public hospital is related the leadership, coworkers and promotions.

Palavras chave
Escala de Satisfação no Trabalho, Satisfação no setor público, Hospital
Keywords
Job Satisfaction Scale, Satisfaction in the public sector, Hospital
Revista de Gestão 2016;23:99-110 - Vol. 23 Núm.2 DOI: 10.1016/j.rege.2015.01.001