Revista de Gestão Revista de Gestão
Revista de Gestão 2016;23:298-305 - Vol. 23 Núm.4 DOI: 10.1016/j.rege.2016.09.005
Gestão e Sustentabilidade
Economia compartilhada e consumo colaborativo: o que estamos pesquisando?
Sharing economy and collaborative consumption: what are we researching?
Lisilene Mello da Silveira, , Maira Petrini, Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
Resumo

Apesar de a economia compartilhada ser um fenômeno recente, a sua difusão tem sido cada vez maior. Muitas empresas da economia compartilhada já se tornaram modelos de negócio bem‐sucedidos e sustentáveis, o que evidencia o grande potencial de desenvolvimento econômico desse fenômeno. Com o objetivo de expandir o conhecimento sobre esse fenômeno econômico, busca‐se responder como o estudo sobre economia compartilhada e consumo colaborativo tem evoluído e quais as tendências apontadas pela produção científica internacional. Esta pesquisa analisou as publicações científicas internacionais relacionadas às temáticas economia compartilhada e consumo colaborativo, o que possibilitou a construção de um mapa dos estudos publicados. A partir da análise bibliométrica de artigos indexados nas coleções Scopus, Web of Science, Springer Link, Wiley Online Library, Sciverse ScienceDirect e Sage, entre 1978 e fevereiro de 2016, foram localizados 44 artigos, escritos por 77 autores e publicados em 35 periódicos. Por meio da análise sistemática de literatura, foram analisadas as principais contribuições dessas publicações e identificaram‐se quatro problemáticas principais: ontologia; uma opção para consumo e seus direcionadores; tecnologia; e gestão dos negócios colaborativos. Por fim, este artigo oferece um panorama das pesquisas em consumo colaborativo e economia compartilhada a partir das problemáticas identificadas, além de identificar a oportunidade para futuras pesquisas que possam analisar esse fenômeno, refinar e testar as abordagens teóricas.

Abstract

Although sharing economy is a recent phenomenon, it has been increasingly spread. Many sharing economy companies have become successful and sustainable business models, which evinces the great potential of this phenomenon for economic development. Aiming to expand the knowledge of this economic phenomenon, it was sought to respond to how the study of Sharing Economy and Collaborative Consumption has evolved and what the trends presented in the international scientific production are. This research analyzed the international scientific publications related to the Sharing Economy and Collaborative Consumption themes, which makes the construction of a map of the published studies possible. From the bibliometric analysis of articles indexed in the Scopus, Web of Science, Springer Link, Wiley Online Library, SciVerse ScienceDirect and SAGE collections, between 1978 and February 2016, 44 articles, written by 77 authors and published in 35 journals, were found. Moreover, through systematic analysis of the literature, the main contributions of these publications were analyzed by identifying four major issues: Ontology, An alternative to consumption and its drivers, Technology, and Collaborative Business Management. Finally, this article provides an overview of the research in Collaborative Consumption and Sharing Economy from the issues identified, and it also identifies opportunity for future research that might analyze this phenomenon by refining and testing the theoretical approaches.

Palavras‐chave
Economia compartilhada, Consumo colaborativo, Bibliometria
Keywords
Sharing economy, Collaborative consumption, Bibliometrics
Revista de Gestão 2016;23:298-305 - Vol. 23 Núm.4 DOI: 10.1016/j.rege.2016.09.005