Revista de Gestão Revista de Gestão
Revista de Gestão 2016;23:123-34 - Vol. 23 Núm.2 DOI: 10.1016/j.rege.2015.12.002
Marketing
Comportamento compulsivo de compra: fatores influenciadores no público jovem
Compulsive buyer behavior: The main determinants among adolescents
Celso Augusto de Matosa,, , Kátia Bonfantib
a Programa de Pós‐Graduação em Administração (PPG‐Adm), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo RS, Brasil
b Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo RS, Brasil
Recebido 28 Junho 2013, Aceitaram 15 Dezembro 2015
Resumo

Diversos fatores têm sido apontados como influenciadores do comportamento compulsivo de compra (CCC), tais como a estrutura familiar, o materialismo, a socialização, os aspectos demográficos, a autoestima, a ansiedade e a introversão. Porém, esses fatores foram investigados em estudos independentes, faltava uma integração dos fatores em um modelo teórico e a comparação dos efeitos sobre o CCC. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi propor e testar um modelo teórico integrador dos principais fatores que influenciam o CCC. Foi feito um levantamento com 226 adolescentes, de 13 a 18 anos, e os resultados mostraram que escores mais elevados nas seguintes variáveis aumentavam a propensão ao CCC: materialismo, socialização, ansiedade, introversão, comportamento compulsivo dos pais e status socioeconômico.

Abstract

A variety of factors have been proposed as antecedents of the compulsive buying behavior, such as family structure, materialism, socialization, demographic variables, self‐esteem, anxiety and introversion. However, these factors are usually investigated by independent studies and hence there is a lack of integration of such factors in a conceptual framework, in which the main factors could be tested altogether. Hence, this study proposes and tests a comprehensive model that integrates the main factors related to the compulsive buying behavior. A survey was conducted with 226 adolescents, from 13 to 18 years old. Results indicated that higher scores in the following variables were associated with greater propensity to compulsive buyer behavior: materialism, socialization, anxiety, introversion, parents” compulsive buyer behavior and socio‐economic status.

Palavras‐chave
Consumo compulsivo, Adolescentes, Survey, Materialismo
Keywords
Compulsive consumption, Young consumers, Survey, Materialism
Revista de Gestão 2016;23:123-34 - Vol. 23 Núm.2 DOI: 10.1016/j.rege.2015.12.002