Revista de Gestão Revista de Gestão
Revista de Gestão 2017;24:122-33 - Vol. 24 Núm.2 DOI: 10.1016/j.rege.2017.03.003
Produção e Operações
Análise da competitividade de clusters de negócios de varejo: ajuste de métricas através de uma aplicação no cluster varejista de moda do Bom Retiro
Analysis of competitiveness in retail business clusters: adjustment of metrics through an application at the Bom Retiro retail fashion cluster
Helder de Souza Aguiara, Cristina Espinheira Costa Pereirab,, , Denis Donairec, Paulo Tromboni de Souza Nascimentod
a Universidade Anhembi Morumbi (UAM), São Paulo, SP, Brasil
b Universidade Paulista (Unip), São Paulo, SP, Brasil
c Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, SP, Brasil
d Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
Recebido 07 Outubro 2014, Aceitaram 10 Outubro 2015
Resumo

Encontram‐se na literatura vários modelos que analisam cluster de negócios sob diferentes perspectivas. Este trabalho busca aprimorar um modelo desenvolvido para analisar a competitividade de clusters. Tem como objetivo ajustar operacionalmente métricas desenvolvidas para o modelo Zaccarelli, Telles, Siqueira, Boaventura e Donaire (2008) aplicado a clusters varejistas. Como decorrência, teve como objetivo secundário avaliar por meio da aplicação das métricas desenvolvidas a competitividade do cluster varejista de moda do Bom Retiro. Trata‐se de uma pesquisa qualitativa e descritiva de estudo de caso único. Para fazer a aplicação das métricas foram coletados dados primários (questionários) e secundários (análise documental e banco de dados coletado em Jucesp Online). A pesquisa contribuiu para a transformação do modelo em todos os 11 fundamentos, algumas das métricas foram completamente alteradas e outras parcialmente. Os resultados indicam a plena operacionalização das novas métricas e essa aplicação sugere que o aglomerado de empresas situadas no Bom Retiro tem as características necessárias para ser classificado como um cluster em estágio desenvolvido de competitividade.

Abstract

There are in literature different models that analyze business clusters from different perspectives. This work seeks to improve a model developed to analyze the competitiveness of clusters, aiming to adjust operationally metrics developed for the Zaccarelli model, Telles, Siqueira, Boaventura and Donaire (2008) applied to retailer's clusters. As a result, it is secondary to evaluate through the application of metrics developed the competitiveness of the Bom Retiro fashion cluster. It is a qualitative and descriptive study of a single case study. To perform the application of the metrics were collected primary data (questionnaires) and secondary (document analysis and database collected in JUCESP Online). The research contributed to the transformation of the model in all eleven factors, some of the metrics have been completely changed and other partially. The results indicate full operationalization of new metrics and this application suggests that the Bom Retiro cluster has the characteristics necessary to be classified as a cluster in a developed stage of competitiveness.

Palavras‐chave
Clusters de negócios, Competitividade, Varejo
Keywords
Business clusters, Competitiveness, Retail
Revista de Gestão 2017;24:122-33 - Vol. 24 Núm.2 DOI: 10.1016/j.rege.2017.03.003