Revista de Gestão Revista de Gestão
Revista de Gestão 2017;24:247-55 - Vol. 24 Num.3 DOI: 10.1016/j.rege.2017.05.003
Tecnologia e Inovação
Tecnologias da informação e comunicação como inovação no ensino superior presencial: uma análise das variáveis que influenciam na sua adoção
Information and Communication Technologies in higher education (face‐to‐face teaching): An analysis of the variables that influence its adoption
Ketter Valeria Zuchi Caliari, , Moisés Ary Zilber, Gilberto Perez
Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil
Received 14 December 2015, Accepted 02 March 2016
Resumo

As tecnologias da informação, antes usadas apenas na modalidade de ensino a distância (EAD), estão cada vez mais presentes no ensino presencial e o tornaram híbrido. Pesquisar sobre as variáveis que influenciam a adoção dessas inovações tecnológicas por parte dos alunos e identificar a relação existente entre essas variáveis pode contribuir para a criação de estratégias de ensino e gestão mais eficazes nas instituições de ensino superior. Diante disso, o artigo teve como objetivo geral identificar as variáveis que contribuem para a inovação tecnológica no ambiente virtual de aprendizagem – AVA/Webaula – e levou em consideração os aspectos que podem contribuir para a sua adoção como ferramenta de apoio ao ensino superior presencial. O estudo usou como base teórica a Teoria da Difusão e Adoção da Inovação de Rogers (1983), aprimorada por Moore e Benbasat (1991) e contextualizada por Perez (2006). A pesquisa teve caráter exploratório, bibliográfico e empírico. Um estudo de caso foi feito com 122 alunos dos cursos de Administração e Direito da Faculdade Estácio de Vila Velha (ES). Os dados foram coletados através de um questionário com 25 perguntas fechadas e o modelo estruturado no software SPSS. A pesquisa concluiu que as variáveis vantagem relativa, imagem, compatibilidade e demonstração de resultados afetaram significativamente na adoção/uso da Webaula.

Abstract

Information technology, once used only as a distance learning modality, is increasingly present in face‐to‐face teaching, making it hybrid. Research on the variables that influence the adoption of these technological innovations by students, identifying the relationship between these variables can contribute to the creation of more effective teaching and management strategies in higher education institutions. The aim of this article was to identify the variables that contribute to technological innovation in the virtual learning environment ‐ AVA / Webaula, taking into account the aspects that may contribute to its adoption as a tool to support higher education in person. The study used Rogers's Theory of Diffusion and Adoption of Innovation (1983), improved by Moore and Benbasat (1991) and contextualized by Perez (2006) as a theoretical basis. The research was exploratory, bibliographical and empirical. We conducted a case study with 122 students from the Administration and Law courses of Faculdade Estácio de Vila Velha. We collected data through a questionnaire with 25 closed questions and the model structured in SPSS software. The research concluded that the variables relative advantage, image, compatibility, demonstration of results affected significantly in the adoption / use of Webaula.

Palavras‐chave
Inovação, Tecnologias da informação e comunicação, Ensino presencial
Keywords
Innovation, Information technology, Distance learning
Revista de Gestão 2017;24:247-55 - Vol. 24 Num.3 DOI: 10.1016/j.rege.2017.05.003